top of page

Cirurgias de revisão em casos de recidiva

Entenda um pouco do que pode ser feito no casos de recidiva de hérnia de disco ou retorno dos sintomas mesmo após uma cirurgia prévia na coluna.

cirurgias de revisao chapeco.jfif

As cirurgias de revisão em coluna são realizadas em casos em que uma cirurgia anterior não obteve o resultado esperado ou apresentou complicações, o que ocorre em uma minoria dos casos. Nesses casos, pode ser necessário realizar uma nova intervenção para corrigir ou reparar a cirurgia anterior. Entre as cirurgias de revisão em coluna, destacam-se:

  1. Revisão de artrodese: a artrodese é uma cirurgia realizada para fixar duas ou mais vértebras da coluna. Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia de revisão de artrodese, caso a fusão óssea não tenha ocorrido corretamente ou haja complicações, como dor crônica, compressões residuais, fibrose perineural, sobrecarga com degeneração ou deformidade/instabilidade envolvendo os níveis adjacentes. A cirurgia de revisão de artrodese pode envolver a remoção de parafusos e hastes antigos, além da realização de uma nova fusão óssea, algumas vezes com colocação de novos implantes.

  2. Retirada de material de síntese: após uma cirurgia na coluna, é comum a utilização de placas, parafusos e hastes para fixar as vértebras. Em alguns casos, o material de síntese pode causar desconforto ou dor, o que pode exigir uma cirurgia de revisão para a sua retirada.

  3. Artrodese em caso de recidiva de hérnia de disco: em alguns casos raros, a hérnia de disco pode voltar mesmo após uma cirurgia de discectomia (remoção da hérnia). Nesses casos, pode ser necessário realizar uma artrodese para estabilizar a coluna e evitar que a hérnia de disco volte a se formar.

Algumas técnicas comuns utilizadas nas cirurgias de revisão em coluna incluem a abordagem minimamente invasiva, que pode reduzir o tempo de recuperação e o risco de complicações, e a utilização de instrumentação de última geração, como o sistema de navegação por computador e a imagem intraoperatória, assim como a neuromonitorização intraoperatória.

É importante ressaltar que as cirurgias de revisão em coluna são mais complexas do que as cirurgias primárias e exigem habilidade e experiência do cirurgião. Sempre que possível, preferencialmente devem ser realizadas pelo mesmo cirurgião que realizou a primeira cirurgia (especialmente nos casos de lesão da dura-máter no primeiro procedimento). Além disso, o sucesso da cirurgia depende de uma avaliação cuidadosa do caso e da escolha da técnica mais adequada para o paciente.

Se você está considerando uma cirurgia de revisão em coluna, consulte um cirurgião de coluna experiente para avaliar o seu caso e discutir as opções de tratamento disponíveis.

bottom of page