Cirurgia para infecção na coluna

Que tipo de cirurgia pode ser feita nos casos de infecção em coluna? Leia abaixo.

infeccao na coluna

As infecções na coluna vertebral podem ser causadas por uma variedade de microorganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus. Essas infecções podem ser classificadas em dois tipos principais: espondilodiscite e infecção pós-operatória.

A espondilodiscite é uma infecção da coluna vertebral e dos discos intervertebrais que pode levar à destruição óssea, deformidade e até mesmo paralisia. O tratamento geralmente envolve uma combinação de antibioticoterapia e em alguns casos a cirurgia para remover o tecido infectado e reconstruir a coluna vertebral.

Já a infecção pós-operatória pode ocorrer após qualquer procedimento cirúrgico na coluna vertebral. Os pacientes que têm uma infecção pós-operatória geralmente apresentam dor intensa no local da cirurgia, febre e vermelhidão. O tratamento geralmente envolve antibioticoterapia e, em alguns casos, pode ser necessária o desbridamento cirúrgico )(remoção da parte infectada da coluna vertebral), muitas vezes com retirada dos implantes da coluna (parafusos, hastes e outros materiais), para posterior reconstrução, dependendo de cada situação. Nestes casos, o tratamento pode envolver longos períodos de internação, sendo uma situação extremidades delicada, tanto para o paciente como para toda a equipe médica, muitas vezes necessitando de cuidados intensivos com equipe multidisciplinar.

As técnicas cirúrgicas para tratar infecções na coluna vertebral incluem a remoção do tecido infectado, desbridamento da área afetada e descompressão da medula espinhal.

Além disso, é importante que o tratamento seja personalizado para cada paciente, considerando a gravidade da infecção, a saúde geral do paciente e o tipo de microorganismo envolvido na infecção. É fundamental um diagnóstico precoce e um tratamento rápido para evitar complicações graves e garantir a recuperação do paciente.