cirurgia pra hernia de disco em chapeco.jpg

Cirurgia para hérnia de disco lombar

Saiba quais cirurgias o Dr. Bondan realiza para seus pacientes com hérnia de disco na coluna lombar.

cirurgia de hernia de disco

Microdiscectomia lombar

A cirurgia de microdiscectomia lombar é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que é indicado para tratar a dor lombar e as dores nas pernas associadas à hérnia de disco lombar ou dor acompanhada de perda de força ou sensibilidade nas pernas e pés. É uma das cirurgias mais comuns para tratar problemas de coluna vertebral.

Durante a cirurgia de microdiscectomia lombar, o cirurgião remove uma pequena porção do disco intervertebral que está pressionando o nervo espinhal, causando dor e desconforto. A incisão é feita na parte de trás da coluna vertebral, e a remoção do material do disco é feita com a ajuda de um microscópio e instrumentos cirúrgicos especiais.

Esta cirurgia é realizada com anestesia geral e geralmente leva cerca de 1 a 2 horas para ser concluída. A maioria dos pacientes pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia ou no dia seguinte.

A microdiscectomia lombar é uma opção de tratamento rápida e eficaz para aliviar a dor e restaurar a função normal do nervo. Após a cirurgia, a maioria dos pacientes experimenta uma melhora significativa nos sintomas, incluindo a redução da dor nas pernas, formigamento e dormência.

No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, é importante discutir com seu médico todas as opções de tratamento disponíveis e os riscos e benefícios da cirurgia antes de decidir fazer a cirurgia. E lembre-se sempre de seguir as orientações do seu médico durante o processo de recuperação. #herniadedisco #hernialombar

endoscopia de coluna chapeco.jfif

Discectomia endoscópica

A cirurgia de discectomia lombar endoscópica é um procedimento minimamente invasivo que é utilizado para tratar a dor lombar e as dores nas pernas associadas a hérnias de disco lombar com déficit neurológico. Esta técnica cirúrgica é realizada através de pequena incisão na pele e utiliza um endoscópio, um instrumento que possui uma câmera e luz, para visualizar o local da cirurgia.

Durante a cirurgia, o cirurgião navega até o local da hérnia de disco lombar. A partir daí, ele utiliza instrumentos cirúrgicos especiais para remover a parte do disco intervertebral que está pressionando o nervo espinhal, causando dor e desconforto.

Este procedimento é realizado sob anestesia geral ou sedação e pode levar de 30 minutos a algumas horas, dependendo da extensão da hérnia de disco.

Esta técnica é indicada para pacientes com hérnia de disco lombar que não melhoraram com tratamento conservador, como fisioterapia, medicação e exercícios, e que apresentam sintomas como dor lombar, dor ciática, formigamento e fraqueza nas pernas.

No entanto, a discectomia lombar endoscópica pode não ser adequada para todos os pacientes. É contra-indicada para aqueles que têm deformidades da coluna vertebral, problemas neurológicos graves associados, cirurgias de revisão, fibrose intracanal, instabilidade na coluna, hérnia calcificada ou hérnias grandes migradas (principalmente aquelas com muito tempo de evolução).

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a discectomia lombar endoscópica apresenta alguns riscos e complicações, como sangramento, infecção, lesão nervosa, , entre outros. Por isso, é importante discutir com seu médico as opções de tratamento disponíveis e os riscos e benefícios da cirurgia antes de decidir sobre qual procedimento realizar.

Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu médico durante o processo de recuperação e realizar o acompanhamento médico necessário após o procedimento cirúrgico.

cirurgia minimamente invasiva da coluna em chapeco sc

Descompressão e artrodese

A cirurgia de descompressão e artrodese lombar é um procedimento utilizado no tratamento de hérnias de disco associadas à instabilidade na coluna (espondilolistese) ou nos casos em que, para a remoção da hérnia e descompressão satisfatória dos nervos, será necessário remover totalmente ambas as facetas articulares da coluna (descompressão foraminal bilateral), pois nesta situação, ocorrerá instabilidade na coluna futuramente, com necessidade de ESTABILIZAR (fixar a coluna com implantes). Esta cirurgia é indicada para pacientes que não melhoraram com tratamento conservador, como fisioterapia, medicação e exercícios, e que apresentam sintomas persistentes de dor lombar, dor ciática, fraqueza nas pernas e/ou formigamento.

Durante a cirurgia, o cirurgião remove a parte do disco herniado que está pressionando os nervos espinhais e, em seguida, realiza a artrodese lombar, que é a fusão das vértebras adjacentes à região do disco herniado. O objetivo da artrodese é imobilizar a região da coluna vertebral que está causando a compressão nervosa e, assim, aliviar a dor e reduzir a chance de recorrência da hérnia de disco.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura em média 2 a 4 horas. É feita uma incisão na pele para acessar a coluna vertebral e o cirurgião utiliza instrumentos cirúrgicos para remover a parte do disco herniado e, em seguida, insere hastes, parafusos, cages ou outros dispositivos para estabilizar a coluna vertebral e promover a artrodese. Após a cirurgia, o paciente fica internado 2 a 3 dias. Converse sempre com seu médico e conheça todas as opções de tratamento disponíveis e saiba qual a mais indicada no seu caso. Cuidado com o profissional que diz: "só faço tudo por vídeo". Cada caso deve ser analisado de maneira individual e devem ser respeitados os critérios e indicações para cada tipo de situação.

Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu médico durante o processo de recuperação e realizar o acompanhamento necessário após o procedimento cirúrgico para garantir o sucesso do tratamento e a redução do risco de complicações.